QUER CONSTRUIR OU REFORMAR? CONSULTE UM ARQUITETO

ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

CIMENTO QUEIMADO

Originalidade, beleza e rusticidade são uma das qualidades do cimento queimado. Ele confere ao ambiente um ar personalizado, podendo ser mesclados a outros materiais como madeira, ladrilho hidráulico, cerâmica, tijolo, entre outros.


O cimento queimado pode ser preparado na obra ou industrializado, a grande diferença fica por conta do preço, que chega a custar 50% mais barato no primeiro caso. Mas atenção! para não ter problemas futuros é importante contratar mão de obra especializada, ou seja, o executor deve ter bom conhecimento da técnica de execução mais adequada.
O contrapiso tem que ser bem preparado respeitando desníveis e sem rachaduras, caso contrário essas ficam aparentes no piso. Faça um contrapiso de areia e cimento na proporção 5:1 e água suficiente.
Depois de pronto e seco o piso deve ser lixado e lavado com água e sabão de côco. O brilho fica por conta da cera incolor, que será preciso seis demãos. Pronto! o piso está impermeabilizado. A limpeza é fácil só não utilize produtos a base de cloro, pois aumenta a porosidade do material.
A cor você consegue através de corante em pó, que deve ser testado antes em uma pequena área para garantir a tonalidade certa, já o branco recebe pó de mármore.
A vida útil de um piso de cimento queimado é inferior a de uma pedra, porém se for bem feito e tiver uma manutenção adequada, dura mais de dez anos.